Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Zby atlanticus

Zby atlanticus - AVPH

      O Zby atlanticus cujo nome é em homenagem ao Geólogo, Arqueólogo e Paleontólogo Georges Zbyszewski (1909-1999), nascido na Rússia e naturalizado Francês, apelidado de Zby. Ele visitou Portugal em 1935 e em 1939 se torna residente em Lisboa, dedicando a vida ao estudo da geologia e dos fósseis. Em 1957, ele e o abade francês Albert de Lapparent publicaram o livro "Os Dinossauros de Portugal", obra de referência no estudo de dinossauros no território português. O nome "atlanticus" está relacionado com o sítio da descoberta dos fósseis, Paimogo tem uma bela vista para o Atlântico e é devido a formação do mesmo que influenciou a existência de tantos dinossauros em Portugal. Esta espécie viveu há aproximadamente 150 milhões de anos atrás durante o final do período Jurássico na Europa.
      Esta espécie pertencia há um grupo de dinossauros herbívoros conhecidos como saurópodes, que possuíam pescoço comprido e caudas longas. A princípio, os cientistas pensaram que os ossos eram do mesmo dinossauro encontrado em Teruel, Espanha – o Turiassaurus. Sendo em seguida classificado apenas como pertencente a família dos turiassauros, onde as descobertas indicam que parecem ter-se restringido à Europa. Os turiassauros eram originários da Península Ibérica, que naquela época era uma ilha, possuíam dentes mais largos do que a maioria dos outros saurópodes. Os outros saurópodes portugueses já descritos para o mesmo período geológico (Jurássico Superior) eram próximos do ponto de vista evolutivo dos dinossauros da América do Norte.
      Seus fósseis foram descobertos em 1996 na praia de Vale Pombas, perto da localidade de Paimogo, pelo paleontólogo Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Entre 1996 e 2002, foram efetuadas as escavações e obtidos diversos materiais como ossos de uma pata dianteira, da cauda e um dente que se encontram no Museu da Lourinhã.
      O trabalho foi publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology em um artigo de Octávio Mateus e dos paleontólogos britânicos Philip Mannion e Paul Upchurch, respectivamente do Imperial College e do University College, em Londres.

Dados do Dinossauro:
Nome: Zby atlanticus
Nome Científico: Zby atlanticus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 35 toneladas
Tamanho: 19 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Turiasauria
Gênero: Zby
Espécie: Zby atlanticus Mateus, Mannion & Upchurch, 2014.

Paleoarte:
- Eloy Manzareno

Referências:
- O. Mateusab, P. D. Mannionc, P. Upchurchd, "Zby atlanticus, a new turiasaurian sauropod (Dinosauria, Eusauropoda) from the Late Jurassic of Portugal", Journal of Vertebrate Paleontology, Volume 34, Issue 3, 2014, DOI:10.1080/02724634.2013.822875, http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/.U3IR61KYbct#.U3YA3PldX1w.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.