Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Xenoceratops

   O Xenoceratops foremostensis cujo nome significa "estranho de chifre no rosto de Foremost" (Foremost é uma cidade de Alberta), viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Canadá na região de Alberta. O nome deve-se à incomum distribuição de chifres na cabeça do animal e à escassez de fósseis desses chifres nos registros de material encontrado.
   Nessa época do Xenoceratops, os dinossauros com chifres da América do Norte passaram por uma explosão evolucionária. Motrando que mesmo os mais antigos ceratopcídeos tinham chifres gigantes na cabeça e que a ornamentação do crânio só se tornaria mais elaborada com a evolução de novas espécies.
   Esta espécie foi identificada por cientistas do Canadá a partir de fósseis armazenados no Museu Canadense da Natureza de Ottawa, originalmente coletados em 1958 por Wann Langston Junior. Os quais se baseam em fragmentos do crânio de pelo menos três indivíduos. A descoberta é a última de uma série de resultados encontrados pelos pesquisadores Michael Ryan e David Evans como parte do Projeto Dinossauro da região sul de Alberta, desenvolvido para preencher as falhas no conhecimento de répteis pré-históricos e estudar sua evolução. A pesquisa foi publicada no periódico Canadian Journal of Earth Sciences.
   Os Xenoceratops chegavam a medir aproximadamente 2 metros de altura e pesavam mais de duas toneladas. Sendo essa espécie o mais antigo exemplar com chifres do Canadá..


Dados do dinossauro:
Nome: Xenoceratops
Nome Científico: Xenoceratops foremostensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 2,2 toneladas
Tamanho: 2,0 metros de altura
Alimentação: Herbívora


Reino: Animalia
Filo: Cordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Gênero: Xenoceratops
Espécie: Xenoceratops foremostensis, (Ryan, Evans & Shepherd, 2012)

Referência Bibliografica:
- Ryan, Michael J.; Evans, David C.; Shepherd, Kieran M. (2012). "A new ceratopsid from the Foremost Formation (middle Campanian) of Alberta". Canadian Journal of Earth Sciences 49 (11): 1251–1262. doi:10.1139/e2012-056.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.