Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Torossauro



    O Torossauro (Torosaurus latus)cujo nome significa "lagarto touro", viveu há aproximadamente 67 a 65 milhões de anos atrás durante final do período Cretáceo (Maastrichtiano) na América do Norte.

   Foi encontrado pelo famoso paleontólogo Othiniel Charles March, e podia atingir até 8 metros de comprimento, dos quais quase 3 eram só da cabeça, a qual é o maior crânio dentre os animais terrestres conhecidos.

    O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários. Os músculos do pescoço do Torossauro eram extremamente forte para aquentar o peso da enorme cabeça e juntamente com eles os das patas dianteiras. Os Torossauros viviam em enormes manadas para se defenderem dos grandes predadores de sua época, como por exemplo o Tiranossauro rex, a manada e uniria e formaria um parede de escudos e chifres com os mais fracos (filhotes, velhos e doentes) no interior dela.


Dados do Dinossauro:
Nome: Torossauro
Nome Científico: Torosaurus latus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Família: †Ceratopsidae
Subfamília: †Chasmosaurinae
Gênero: †Torosaurus
Espécie: Torosaurus latus Marsh, 1891.

Paleoartistas:
- Jin Kyeom Kim

Referências:
- Longrich, N. R & Field, D. J. (2012). "Torosaurus is not Triceratops: Ontogeny in chasmosaurine ceratopsids as a case study in dinosaur taxonomy". PLoS ONE. 7 (2): e32623.
- O.C. Marsh, 1891, "Notice of new vertebrate fossils", The American Journal of Science, series 3 42: 265-269.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.