Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Siats

Siats - AVPH

   O Siats meekerorum cujo nome "Siats" faz referência a um monstro devorador de homens de uma lenda dos índios americanos Ute, uma tribo cuja língua é similar a dos Astecas, que viveu entre 98 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos Estados Unidos.
   Eram carchadorontossaurídeos de grande porte que chegavam a medir 10 metros de comprimento e a pesar 4,0 toneladas. Em sua época e região geográfica, eram os predadores dominantes, aterrorizando os tiranossaurídeos, que nesse período possuíam menor porte e estavam em processo evolutivo. Somente após 30 milhões de anos depois chegariam ao seu auge com o surgimento do Tiranossauro rex. Os carchadorontossaurídeos reinaram durante muito tempo na América do Norte, impedido que os tiranossaurídeos se desenvolvessem, porém após o desaparecimento dos Siats, provocado ou não pelos tiranossaurídeos, abriu-se uma lacuna que possibilitou aos tiranossaurídeos se tornarem enormes predadores reinantes.
   Seus fósseis, que consistem em ossos de um animal jovem, foram encontrados em 2008 em um declive rochoso na Formação de Montanhas Cedar, em Utah, na região centro-sul dos Estados Unidos. Foram necessários 2 anos escavando as rochas para retirar integralmente os fósseis e mais 2 anos para serem analisados e descritos por Lindsay Zanno, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte e por Peter Makovicky do museu Field de História Natural de Chicago. A descoberta foi publicada na revista Nature Communications.

Dados do dinossauro:
Nome: Siats
Nome Científico: Siats meekerorum
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4,0 toneladas
Tamanho: 10,0 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Família: Carcharodontosauridae
Subfamília: Neovenatoridae
Gênero: Siats
Gênero: Siats meekerorum Zanno & Makovicky, 2013

Paleoarte:
- Jorge Gonzalez

Referências:
- Lindsay E. Zanno & Peter J. Makovicky "Neovenatorid theropods are apex predators in the Late Cretaceous of North America", Nature Communications 4, Article number: 2827 doi:10.1038/ncomms3827, Published 22 November 2013.




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.