Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Qianzhousaurus sinensis

      O Qianzhousaurus sinensis cujo nome é em homenagem a Qianzhou, o antigo nome da cidade de Ganzhou no sul da China onde os restos fósseis do animal foram encontrados. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o final do período Cretáceo na Ásia.
      Pertencia a família dos tiranossauros, porém era bastante distinto dos demais, pois seu crânio possuía um focinho longo e fino, com diversos chifres no topo. Seu corpo era leve e ágil, que aliado a poderosas pernas e sua boca com dentes afiados longos e estreitos, o tornavam um carnívoro mortal (diferentes do Tiranossauro rex que possuía dentes grossos e poderosos). Chegavam a medir quase 9 metros de comprimento e pesavam cerca de 3,5 toneladas. Acredita-se que diversos tipos tiranossaurídeos conviveram na mesma região da Ásia durante o período Cretáceo, entre eles está o Tarbossauro.
      Se alimentavam principalmente de animais de pequeno e médio porte, rápidos e ágeis. Desenvolvendo assim grande agilidade e rapidez, como evidência seu esqueleto leve e dotado de pernas alongadas. Sendo este fato um dos principais que diferencia dos outros espécimes de sua família.
      Seus fósseis foram descobertos por operários em uma construção perto da cidade de Ganzhou e em seguida foram escavados e identificado pela equipe do Professor Lü Junchang do Instituto de Geologia da Academia Chinesa de Ciências Geológicas com a coautoria de Stephen L. Brusatte da Universidade de Edimburgo na Escócia. A descoberta foi publicada em artigo na revista científica Nature Communications em maio 2014.
      Essa descoberta encerra um debate na comunidade científica sobre uma série de descobertas de novos fósseis de tiranossaurídeos escavados na Mongólia que pareciam vir de uma família completamente diferente. As primeiras descobertas eram de animais jovens, então era impossível descrever cientificamente as características do animal adulto. Entretanto a descoberta da cidade de Ganzhou era a de um adulto em ótimas condições possibilitando assim a descrição completa da espécie.

Dados do Dinossauro:
Nome: Qianzhousaurus sinensis
Nome Científico: Qianzhousaurus sinensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 3,5 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Tyrannosauridae
Género: Qianzhousaurus
Espécie: Qianzhousaurus sinensis, Lü et al., 2014

Referências:
- Lü, J. et al. Nature Commun. http://dx.doi.org/10.1038/ncomms4788 (2014).
- Brusatte, S. L. et al. Proc. Natl Acad. Sci. USA 106, 17261–17266 (2009).

Paleoilustração:
- Chuang Zhao




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.