Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Pegomastax


    O Pegomastax africanus cujo o nome significa "mandíbula forte" é um heterodontossaurideo descoberto em rochas jurássicas de cerca de 200 milhões de anos atrás na África do Sul, pelo paleontólogo e professor da Universidade de Chicago Paul Sereno.
   A descoberta baseia-se em K10488-SAM-PK, um crânio parcial, incluindo o osso de suporte de dente da mandíbula inferior e um osso em formato de bico desdentado na ponta da mandíbula.
   O material foi coletado durante uma expedição de 1966-1967, mas não formalmente nomeado e descrito até 2012, quando Paul Sereno, que reconheceu o fóssil como incomum na década de 1980, quando publicou uma descrição.
   Pegomastax diferiu de outros heterodontossaurídeos por detalhes do crânio. A mandíbula era robusta apresentando um bico curvo, semelhante ao dos papagaios, que poderiam servir para se alimentar de frutos e sementes duras, possuíam também um par de dentes caninos pontudos e afiados, que poderiam ter função de defesa. O corpo era coberto por uma camada de cerdas, como as de um porco-espinho.
   Os Pegomastax eram uns dos mais avançados herbívoros de seu tempo, período no qual o famoso supercontinente Pangeia começava a se dividir em massas de terra do Norte e do Sul.


Dados do Dinossauro:
Nome: Pegomastax
Nome Científico: Pegomastax africanus
Época: Jurássico
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 10 kilogramas
Tamanho: 60 centímetros de comprimento e 30 centímetros de altura
Alimentação: Herbívora


Reino: Animalia
Filo: Cordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Família: Heterodontosauridae
Subfamília: Heterodontosaurinae
Gênero: Pegomastax
Espécie: Pegomastax africanus ,(Sereno, 2012)


- Bibliorgafia:
National Geografic (http://news.nationalgeographic.com/news/2012/10/121003-new-dinosaur-species-fanged-sereno-science)
- Paleoilustração:
Tyler Keillor




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.