Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Oviraptor

 

    O Oviraptor cujo nome significa "ladrão de ovos" viveu de 144 à 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, provavelmente era um especialista em abrir os grandes ovos de outros dinossauros, como o Protocerátops. Esse "ladrão" tinha as mandíbulas fortes, que terminavam num bico largo e desdentado. Em sua cabeça havia uma crista rígida e o rosto era bem curto, com grandes olhos. As mãos do Oviraptor tinham três dedos com garras curvadas e os pés possuiam quatro dedos, sendo que o dedão era minúsculo. Interessante nesse animal eram os dois dentículos pontudos no céu da boca, com os quais provavelmente abria e comia os ovos que roubava. Aliás, foi durante um desses roubos, que uma terrível tempestade de areia o soterrou, onde permaneceu até 1924, quando se descobriu seu fóssil na atual Mongólia.
    Apesar de sua alimentação predileta ser os ovos de outros dinossauros, eles também eram pais cuidadosos, como comprova um fóssil muito bem preservado de um Oviraptor chocando ovos. Existem duas principais espécies de Oviraptor: Oviraptor philoceratops e Oviraptor mongoliensis.

Dados do Dinossauro:
Nome: Oviraptor
Nome Científico: Oviraptor mongoliensis e Oviraptor philoceratops
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Leste da Ásia
Peso: Cerca de 35 quilos
Tamanho: 2,00 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.