Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Marsupiais

    Os Marsupiais surgiram no final do período Jurássico há aproximadamente 160 milhões de anos atrás, no grande continente do hemisfério meridional conhecido como Gondwana, que abrangia os atuais América do sul, África, Austrália, Antártida e Índia. No fim do período Jurássico e início do período Cretáceo o grande continente Gondwana se desfaz, dando origem a vários continentes, a África se separa e ruma em direção a Ásia, a América do sul fica a deriva como uma grande ilha, Antártida ruma para o sul e vai se congelando cada vez mais, a Índia ruma em direção a Ásia próximo a China e a Austrália ruma para o oeste e torna-se uma grande ilha. Todos esses continentes levaram consigo sua porção de marsupiais, dinossauros, mamíferos entre outros e plantas. Na Antártida todos se extinguiram quando o continente congelou, nos lugares que se juntaram com a Ásia, quase se extinguiu todas as espécies de marsupiais no fim do período Cretáceo junto com os Dinossauros. Já na Austrália e América do Sul eles prosperavam como nunca dando origem a duas grandes linhagens, quando a América do Norte se uniu a do Sul houve uma grande extinção de marsupiais sul-americanos, mas eles sobreviveram e até conseguiram invadir a América do Norte. Hoje a grande maioria vive na Austrália ( onde se considera o " paraíso " dos marsupiais ).


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Borhyaena
Canguru gigante de cara achatada
Kolopsis
Leão Marsupial
Palorchestes
Thylacosmilus
Tigre da Tasmânia
Urso marsupial



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.