Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Mapussauro

      O Mapussauro cujo nome significa "lagarto da terra" na linguagem Mapuche e roseae em função das rochas de coloração rósea onde foram encontrados os fósseis e para homenagear a patrocinadora da expedição que recuperou os fósseis Rose Letwin, era um dinossauro gigante que viveu há aproximadamente no início do Cretáceo tardio na atual Argentina. Foi muito similar em tamanho e próximo em parentesco com o Giganotossauro, com tamanho estimado em 12 metros de comprimento e pesando cerca de 4 toneladas. Foi até criada uma subfamília Giganotosaurinae dentro da família Carcharodontosauridae para classificar os dinossauros com anatomia mais próxima dos Giganotosaurus do que dos Carcharodontosaurus, como no caso do Mapusaurus.

      Foi descrito e nomeado pelos paleontólogos Rodolfo Coria e Currie Museu Carmen Funes, foram escavados entre 1997 e 2001 pelo menos 7 indivíduos de várias fases de crescimento (MCF-PVPH-108.1), na Formação Huincul, no grupo do Rio Limay.

      A descoberta dos 7 exemplares juntos pode indicar um comportamento de que caçavam em grupos e que trabalhavam juntos para derrubar grandes presas, como o imenso saurópode Argentinosaurus, porém esses fósseis podem ter se depositado juntos com intervalos de até vários milhares de anos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Mapussauro
Nome Científico: Mapusaurus roseae
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
SuperOrdem: Dinosauria
Ordem: Saurischia>
Subordem: Theropoda
Família: Carcharodontosauridae
Subfamília: Giganotosaurinae
Género: Mapusaurus
Espécie: Mapusaurus roseae Coria & Currie, 2006

Bibliografia consultada:
Paleoilustração:
- DinoRaul



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.