Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Leinkupal laticauda

      O Leinkupal laticauda cujo nome significa Leinkupal (em idioma mapuche "família que desaparece") e laticauda (em latim, "cauda larga") pois essa espécie apresenta um enorme desenvolvimento da musculatura da cauda responsável pelo movimento lateral, que proporciona o efeito de chicote para se defender de predadores. Esta espécie viveu há aproximadamente 140 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Argentina.
      Pertenciam a um grupo dos diplodócidos (enormes dinossauros saurópodes de pescoço comprido como o famoso Diplodocus). O fato importante nesta descoberta é que este dinossauro é o primeiro e único no mundo de sua família descoberto na América do Sul e no período Cretáceo (mostrando a sobrevivência deste grupo de dinossauros até o período Cretáceo e que que estavam mais distribuídos do que se conhecia), sendo 10 milhões mais moderno que os membros de sua família. Até este descobrimento se achava que os diplodócidos só habitavam o hemisfério norte e que se extinguiram há 150 milhões de anos, no final do período Jurássico. Eram também os menores dentre as espécies dessa família.
      Se alimentavam de folhas de vegetação rasteira, arbustos e árvores pequenas. Passavam o dia se alimentando de enormes quantidades de comida. Viviam em grupos de diversos animais e mantinham os indivíduos menores na região central do grupo para se protegerem dos predadores. Essa região da Patagônia na época era composta por um ambiente semi-árido que fazia parte de um enorme deserto.
      Os fósseis compostos por 8 vértebras foram descobertos na Patagônia argentina, na cidade de Bajada Colorada, na província de Neuquén pelo paleontólogo Pablo Gallina, cientista do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e sua equipe (Sebastián Apesteguía, Alejandro Haluza e Juan Canale). Os fósseis estão no Museu Bachmann da cidade de El Chocón, há 990 quilômetros de Buenos Aires. A descoberta foi publicada no journal PLoS ONE.

Dados do Dinossauro:
Nome: Leinkupal laticauda
Nome Científico: Leinkupal laticauda
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Diplodocidae
Género: Leinkupal
Espécie: Leinkupal laticauda, Gallina et al., 2014

Referências:
- Gallina, P. A.; Apesteguía, S. N.; Haluza, A.; Canale, J. I. (2014). "A Diplodocid Sauropod Survivor from the Early Cretaceous of South America". PLoS ONE 9 (5): e97128. doi:10.1371/journal.pone.0097128.http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0097128

Paleoilustração:
- Jorge Antonio Gonzalez




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.