Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet de Lamarck

Lamarck - AVPH


    Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet de Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck nasceu em Bazentin, no dia 1 de agosto de 1744 em faleceu em Paris, no dia 28 de dezembro de 1829, ele personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução, introduzindo praticamente o termo biologia. Lamarck inicialmente serviu ao exército, em seguida se interessou por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Esta façanha chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Após anos de trabalho com com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados, termo este também introduzido por ele. Inicialmente Lamarck era um essencialista e acreditava que as espécies eram imutáveis, entretanto após seu trabalho com os moluscos de Paris, ficou convencido de que a transmutação das espécies ao longo do tempo existia e desenvolveu uma teoria sobre a evolução das espécies, que foi apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique.

   A teoria da evolução de Lamarck é fundamentada na lei do uso e desuso, se baseando no conceito da tendência dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, onde ocorre um aumento de complexidade dos seres menos desenvolvidos para os mais desenvolvidos. Esta tendência seria uma força externa que geraria uma linha contínua e progressiva, onde cada ser vivo ao utilizar muito determinada característica, acaba tendo ela melhorada, mais apta ao esforço necessário e dessa forma, ela transmite esta característica para seus descendentes. No entanto esta ideia já era pré-existente na Europa mesmo antes de Lamarck e que também foi defendida parcialmente por Charles Darwin. Contudo esta lei não obteve grande aceitação na França, mesmo entre os colegas de Lamarck do Museu de História Natural, havendo uma boa aceitação apenas na Inglaterra. No final Lamarck não foi capaz de convencer aos homens de seu tempo que a evolução realmente ocorria e sua teoria "caiu no desuso" rapidamente.

Referências:
- "Lamarck, Jean Baptiste Antoine Pierre de Monnet de (1744–1829)". Author Query. International Plant Names Index. Retrieved October 8, 2011.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.