Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Kritossauro

   O Kritossauro cujo nome significa("Réptil separado") era um Dinossauro Ornitópode que viveu durante o final do período Cretáceo há aproximadamente 73 milhões de anos atrás na América do Norte.
   Pertencia ao Grupo de dinossauros comumente conhecidos como bicos de pato. Possuíam uma enorme saliência no focinho, que utilizavam para emitir sons, que podiam ser utilizados para a comunicação entre os outros membros dos grandes grupos em que viviam.
   Os kritossauros possuíam uma cauda longa que os ajudava no equilíbrio ao caminhar sobre duas patas. Suas patas traseiras tinham três grandes dedos poderosos capazes impulsionar o animal velozmente quando necessário fosse escapar de predadores. As pequenas patas dianteiras eram utilizadas para caminhar, auxiliar na alimentação, preparar ninhos e possivelmente entre combates entre machos. O crânio era longo e esguio, com um rosto largo e plano que se assemelhava ao focinho de um pato. A crista óssea na região frontal aos olhos, pode ter servido para propiciar uma maior cavidade nasal e consequentemente um melhor faro, característica incomum em répteis e para auxiliar na emissão de sons.
   .o Kritossauro dispunha de centenas de dentes que serviam para efetuar a trituração de vegetais. Eles eram dispostos em fileiras cerradas de dentes, que ajudavam a esmagar as plantas mais duras. Para alcançar maior quantidade de alimento, eles ficavam sobre suas patas traseiras e usavam a pesada cauda como apoio. Dessa forma, tornavam-se capazes de alcançar o topo das árvores mais baixas e de recolher folhas e ramos das mesmas. Como outros dinossauros dotados de bicos de pato, os kritossauros viviam em rebanhos e protegiam os mais jovens de predadores da época, como o Tiranossauro e o Albertossauro.
   Seus estos fósseis foram encontrados no oeste da América do Norte, nas regiões entre Montana até o Novo méxico. Essa espécie foi descoberto em 1904 e descrito em 1910 por Barnum Brown.

Dados do Dinossauro:
Nome: Kritossauro
Nome Científico: Kritosaurus navajovius
Época: Cretáceo
Local em que Viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9,0 metros de comprimento e 2,7 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Clado: Ornithopoda
Família: Hadrosauridae
Subfamília: Saurolophinae
Tribo: Kritosaurini
Gênero: Kritosaurus
Espécie: Kritosaurus navajovius Brown, 1910



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.