Iguanodonte

O Iguanodonte cujo nome significa "dente de iguana" viveu há aproximadamente 132 a 100 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, era um herbívoro grande, a espécie maior cresceu aproximadamente até 10 metros. Tinha a cabeça larga como a de um cavalo, com um bico córneo semelhante ao da tartaruga à frente de sua boca, que era ideal para retirar a vegetação. Haviam numerosos dentes em filas paralelas na parte de trás de suas mandíbulas. Possuía mais ou menos cem dentes e seu bico era bastante afiado, com saliências irregulares na borda, que o ajudavam a cortar as plantas. Foi um dos primeiros dinossauros com a capacidade de mastigar. Os répteis geralmente não podem mastigar porque não possuem músculos especiais para mover a mandíbula de lado a lado. Mas o Iguanodonte conseguiu mastigar muito efetivamente seu alimento.

Seus braços, longos e relativamente fortes, serviam também para arrancar folhas das árvores. No pés, tinha três dedos e nas mãos, cinco. seu polegar era pontudo, como uma grande espora. As unhas dos pés e das mãos tinham um formato de casco, o que leva a crer que esse animal locomovia-se sobre duas ou quatro patas.

Quando erguia-se sobre as patas traseira, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários. Existiram diversas espécies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon mantelli (o primeiro dinossauro a ser encontrado); Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis (as duas ultimas foram encontradas em uma mina da Bélgica). Foram encontrados restos de Iguanodon em quase toda parte do mundo. Foram um tipo de dinossauro espetacularmente próspero e foram encontrados restos dele em diversos países, como Inglaterra, Alemanha, Espanha, Bélgica, China e América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome: Iguanodonte
Nome Científico: Iguanodon mantelli, Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis
Época: Cretáceo
Local em que Viveu: Europa, Ásia e América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento e 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora