Holoceno

    O holoceno é o nome dado aos últimos 11.000 anos da história da Terra. O holoceno começa no fim da última era glacial principal, ou idade do gelo. Desde então, houve pequenas mudanças do clima.
    Com a exceção de alguns períodos em que ocorreram pequenas idades do gelo, o holoceno foi um período de temperaturas mornas para quentes.
Um outro nome dado ao holoceno que é usado às vezes é o Antropogeno ou ”idade do homem“.
    O holoceno testemunhou toda a historia da humanidade e ascensão e queda de todas suas civilizações. A humanidade influenciou muito no meio ambiente holocênico de tal modo que nenhum ser vivo conseguiu fazer no mesmo espaço de tempo.
    Os cientistas concordam que a atividade humana é responsável pelo aquecimento global, um aumento observado em temperaturas globais médias que ocorre atualmente. A destruição dos vários habitats, a poluição e outros fatores estão causando uma extinção maciça de muitas espécies de plantas e de animais, de acordo com algumas previsões 20% de todas as espécies de plantas e de animais na terra serão extintas dentro dos próximos 25 anos.
    Contudo o holocene viu também o desenvolvimento grande do conhecimento e da tecnologia humana, que podem ser usados para compreender as mudanças que nós vemos hoje. Paleontólogos são parte deste esforço para compreender a mudança global. Os fosseis fornecem dados sobre o clima e o meio ambiente passado e os paleontólogos estão contribuindo para nossa compreensão de como a mudança ambiental futura afetará a vida da terra.
    A vida animal e a vida vegetal é a atual.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados que viveram nessa época:

Dodô
Homo sapiens
Lêmure Gigante
Moa Gigante
Quagga
Tartaruga de Rodrigues
Tartaruga Gigante de Madagascar
Tartaruga Gigante de Maurício
Tartaruga Gigante de Maurício de Carapaça de Sela
Tartaruga Gigante de Pinta
Tartaruga Gigante de Reunião
Tartaruga Gigante de Rodrigues
Tigre da Tasmânia