Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Heterodontossauro

   O Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro cujo nome significa "lagarto com dentes diferentes" que viveu há aproximadamente 208 milhões de anos atrás durante o período Triássico na África.
   Seus fósseis foram encontrados na África do Sul em 1911, sendo composto por um pedaço de mandíbula, o qual os cientistas tiveram dificuldade em identificar a espécie a que pertencia. Mais tarde, em 1976, com a descoberta de um esqueleto muito bem conservado, foi possível completar a descrição desse animal.

A origem do nome vem do fato de que realmente este dinossauro possuía três tipos de dentes diferentes: incisivo afiados, molares e caninos. A finalidade dos dentes caninos ainda é um mistério, já que o Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro, talvez ele o usasse para abrir as frutas de casca mais dura ou para efetuar combates entre machos em disputas por fêmeas e/ou territórios.

Observando os ossos das pernas traseiras podemos saber que o Heterodontossauro podia ser bastante veloz. Quando corria, uma serie de ossos de apoio mantinham sua coluna e cauda em posição reta. O rabo cônico e longo agia como um contrapeso enquanto o animal corria.

Dados do Dinossauro:
Nome: Heterodontossauro
Nome Científico: Heterodontosaurus tucki
Época: Triássico
Local em que viveu: África do Sul
Peso: Cerca de 35 kg
Tamanho: 1,10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora




loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.