Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Glaciações

    As Glaciações ou Eras do Gelo são períodos de resfriamento global onde o gelo dos pólos se expande, chegando a cobrir 30% da superfície da Terra, nos dias atuais o gelo ocupa apenas 10% da superfície, são fenômenos muito importantes na história do nosso planeta. Durante essas eras glaciais, a temperatura média do planeta diminui em cerca de 6°C, as geleiras invadem os continentes, na América do Sul elas chegam até a Patagônia argentina, na América do Norte onde os oceanos são mais rasos, o avanço das geleiras é maior, elas chegam até os Grandes Lagos, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá e na Europa, as geleiras chegam até o sul da Inglaterra.

    Esses períodos de resfriamento, também conhecidos como Idades do gelo, ocorrem de forma cíclica desde o início da história do nosso Planeta. Somente nos últimos 2,7 milhões de anos, ocorreram cerca de 25 glaciações, com duração média de 100.000 anos e com intervalos ou períodos interglaciais de 10.000 anos de duração. Sendo que a última glaciação acabou em torno de 8.000 anos atrás. As previsões indicam que existe grandes probabilidade de nos próximos 2.000 a 4.000 anos, teremos início há uma nova Era Glacial.

    A Glaciação Huroniana é a mais antiga glaciação conhecida, ela ocorreu há aproximadamente 2,4 a 2,1 bilhões de anos atrás, durante os períodos Sideriano e Rhyaciano do Paleoproterozoico, logo após a Catástrofe do Oxigênio. Ela foi uma das mais severas glaciações da história geológica da Terra, sendo comparada até com a "Terra Bola de Neve" ocorrida no Neoproterozoico.

    A Glaciação Kaigas ocorreu há cerca de 880 a 850 milhões de anos atrás, durante o Toniano. Se acredita que essa glaciação deu início há um dos períodos mais frios da Terra, que deu origem a "Terra Bola de Neve" em glaciações seguintes milhões de anos depois.
    A Glaciação Sturtian ocorreu há cerca de 720 a 660 milhões de anos atrás, durante o Criogeniano e é considerada umas das maiores eras glaciais conhecidas, pois durou cerca de 60 milhões de anos.

    A Glaciação Marinoan ou a "Terra Bola de Neve" ocorreu há cerca de 650 a 635 milhões de anos atrás, durante o Criogeniano, ela é considerada uma das mais severas glaciações que ocorreram na Terra, praticamente toda a superfície da Terra ficou coberta de neve. Essa glaciação é praticamente uma extensão da anterior transformando o Criogeniano em um período quase totalmente glacial. O término desta glaciação dá origem ao Ediacarano.
Terra Bola de Neve - Criogeniano AVPH

    A Glaciação Gaskiers ocorreu há cerca de 582 a 580 milhões de anos atrás, durante o Ediacarano. Ela é uma das últimas glaciações do Pré-Cambriano.

    A Glaciação Andean-Saharan ocorreu há cerca de 460 a 430 milhões de anos atrás, durante o Ordoviciano e o Siluriano.

    A Glaciação Karoo é considerado o segundo maior período glacial ou era do gelo que ocorreu durante o Eon Fanerozóico, ocorreu entre 360 e 260 milhões de anos atrás, durante o Carbonífero e o Permiano. Seu nome deriva dos depósitos glaciais encontrados na Bacia Geológica do Karoo, na África do Sul, onde a evidência para esta idade do gelo foi claramente identificada pela primeira vez. Estes depósitos glaciais também ocorrem de forma extensa na Bacia Geológica do Paraná, fazendo parte do Grupo Itararé.

    A Glaciação Biber ocorreu há cerca de 2,0 a 1,6 milhões de anos atrás, durante o período Plioceno e o Pleistoceno.

    A Glaciação Donau ou Glaciação Danúbio, cujo nome tem origem no alemão Donau-Glazial, foi uma glaciação que aconteceu há aproximadamente 1,0 a 0,9 milhões de anos atrás, durante o período Pleistoceno. Ela não aparece no esquema quadripartite da era do gelo tradicional dos Alpes desenvolvida por Albrecht Penck. O estágio Danúbio foi nomeado por Barthel Eberl em 1930.

    A Glaciação Günz ou Gunz ocorreu há aproximadamente entre 800.000 a 600.000 anos atrás, durante o Pleistoceno no Paleolítico Inferior. O nome é devido ao trabalho publicado por Albrecht Penck e Eduard Brückner, sobre a idade do gelo no rio Günz intitulado "Die Alpen im Eiszeitalter" ou "Os Alpes na Idade do Gelo Período", publicado entre 1901 e 1909.

    A Glaciação Mindel ocorreu há cerca de 550.00 a 450.000 anos atrás, durante o meio do Pleistoceno. Ela foi nomeada por Albrecht Penck e Eduard Brückner.

    A Glaciação Riss aconteceu há aproximadamente entre 347.000 a 128.000 anos atrás, durante o Pleistoceno.

    A Glaciação Würm ou Wisconsin ocorreu há cerca de 110.000 a 12.000 anos atrás, durante o final do Pleistoceno. É considerado o último período glacial da Terra até os dias atuais, se utiliza ela como referência para o fim do período pleistocênico. Seu auge ou período de frio mais intenso ocorreu entre 25.000 e 21.000 anos atrás. Ela é também denominada de "glaciação antropológica", devido ao fato de terem auxiliado os seres humanos nas travessias marítimas pelos estreitos, África para o Oriente Médio, Ásia para a América do Norte, China para o Japão e Ásia para a Oceania.

Referências:
- Albrecht Penck, Eduard Brückner (1901-1909) (in German), Die Alpen im Eiszeitalter, Leipzig: C.H. Tauchnitz.
- Chapter II. Glacial History of the Huron-Erie Basin; Geological Report on Wayne County; W.H. Sherzer; Michigan Geological and Biological Survey, Publication 12, Geological Series 9; Lansing, Michigan; Wynkoop Hallenbeck Crawford Co., State Printers; 1913.
- Geological Framework and Glaciation of the Eastern Area; Christopher L. Hill; pg 82-98.
- McMillan, A.A., 2005, A provisional Quaternary and Neogene lithostratigraphic framework Great Britain, Netherland Journal of Geosciences. vol. 84, no. 2, pp, 87-107.
- Walker, M., 2005, Quaternary Dating Methods, John Wiley & Son, Chichester, United Kingdom. ISBN 0-470-86927-5.
- Walter Freudenberger und Klaus Schwerd (1996) (in German), Geologische Karte von Bayern 1:500000 mit Erläuterungen. 1 Karte + Erläuterungen + 8 Beilagen (4. ed.), Munich: Bayrisches Geologisches Landesamt, pp. 238.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.