Doenças

Bem Vindos ao Fórum Tartarugas AVPH, onde poderemos discutir, trocar, sugerir, solicitar conteúdos e ideias, criando assim a Comunidade Tartarugas AVPH !

Doenças

Mensagempor avph » 26 Jun 2012, 01:08

Tópico voltado para obtenção de ajuda para tartarugas doentes, sempre que possível mencionar: sintomas, tempo sem comer, idade, tamanho e sexo do animal.
avph
Administrador

Re: Doenças

Mensagempor Gabriel Sckianta » 30 Nov 2012, 21:47

Olá, Minha tartaruga, Jabuti Pitanga, eu acho que é esse o nome, era bem pequena, come bem, aprox 4 anos, sobre o tamanho não posso medir exatamente, mas acho que é 20 cm rabo á focinho, Fêmea, eu a chamo de guta, e, o problema é que ela cresceu, seu casco também, mas as "plaquinhas" da carapaça continuaram juntas e unidas no topo, não sei o que é e o que posso fazer.

Att
Gabriel Sckianta

Mensagempor avph » 30 Nov 2012, 23:44

Gabriel,
Achamos meio estranha sua descrição do problema com a carapaça de sua jabuti, "placas juntas e unidas no topo" ?, o topo das placas se posiciona bem no meio da placas como eles poderiam estar unidos ? Se possível nos mande fotos para demonstrar o problema, certo ? Mas em todo caso isto é uma má formação na carapaça, que pode ocorrer devido alimentação irregular, falta de cálcio e excesso de proteínas. Retire da alimentação dela carnes, ovo e rações de cães e gatos, forneça apenas ração de jabutis, frutas, flores comestíveis (hibiscos) e folhas (almeirão, chicória, folhas de amora, couve, evite alface) e é importante ela poder tomar sol 2 horas por dia pelo menos com opção de sombra caso ela superaqueça. O problema pode ser genético também, nesse caso é difícil evitar a ocorrência, mas a alimentação regular ameniza o problema, pois caparaça deformada para fêmeas é bem problemático, pois quando chegar a idade adulta e quiser desovar, pode não haver espaço para os ovos saírem e se ficarem presos dentro dela, pode levar a morte. É sempre importante levar o animal em um veterinário especializado em répteis ou animais silvestres, mencione a região/cidade que vc mora e tentaremos localizar um veterinário para vc. Abraço e boa sorte !
avph
Administrador

Mensagempor Gabriel Sckianta » 02 Dez 2012, 18:25

Olá, Aquí estão as fotos dela:

DSC00500.JPG
Foto ampliada da carapaça
DSC00500.JPG (61.2 KiB) Exibido 6195 vezes
DSC00501.JPG
Foto
DSC00501.JPG (61.17 KiB) Exibido 6195 vezes

A cidade é Serrinha, na Bahia.
vendo as fotos talvez haja outras informações a dar, Att.
Gabriel Sckianta

Mensagempor Tunega » 02 Dez 2012, 19:51

Falaê, cara, bão demais?
Eu tô concordando com o avph. Pra mim isso é uma das formas da Doença ósseo-metabólica, causada pelo desbalanço de Cálcio no organismo dela. Dá pra ver também outras irregularidades no casco, que não deveriam existir. Você disse que ela come bem, mas qual é o cardápio?
Tunega

Mensagempor Gabriel Sckianta » 03 Dez 2012, 16:20

Eu disse come bem em relação ao tempo sem comer, ela come todo dia.
Dou feijão com arroz e banana amassada, um criador me disse que elas gostam disso e faz bem, mas com estas novas dicas vou começar a oferecer couve, frutas e pétalas de hibísco se eu achar, eu não dei mais couve pois tem muito no braço de quintal que ela vive.
Se tiverem mais recomendações para o cardápio dela, me avisem, pois quem sabe eu errei no cardápio?!
Att.
Gabriel Sckianta

Mensagempor Tetis » 03 Dez 2012, 19:28

Feijão com arroz não é recomendado, nenhum alimento temperado que é recomendado, o ideal é oferecer produtos naturais ! Se ela tem couve a vontade é um bom sinal, mas as vezes jabutis preferem comidas menos saudáveis, (quem pode culpá-los, nós também somos assim !). Então se faz necessário obrigá-los a comer coisas saudáveis, ou seja, deixar uns 2 dias sem comer e então oferecer somente o alimento em questão, se o animal não comer, após uns 4 dias, volta a dar o alimento que está acostumado e tente de novo na semana seguinte. Os jabutis tem preferência em alimentar-se de proteínas, adoram carnes moída, rações de cães e gatos, porém o excesso desses alimentos não faz bem, depois desses, eles gostam de frutas e dão preferência pelas vermelhas, pois identificam essa cor facilmente. Mas somente frutas também não são suficientes para uma boa nutrição, as folhas são bem aceitas somente em terceiro lugar. Quanto mais adulto o animal mais folhas deve comer, somente os mais jovens precisam de proteínas para auxiliar no crescimento rápido e mesmo assim em pequena quantidade (menos de 10% do total dos alimentos). E novamente lembrando, feijão, arroz, macarronada, são para pessoas e pizza somente para "tartarugas que são ninjas" e no cinema ! Abraço e fique tranquilo que nossos amigos veterinários estarão lhe ajudando a cuidar de seu animal !
Tetis

Mensagempor Gabriel Sckianta » 04 Dez 2012, 14:17

Obrigado, eu vou seguir as novas recomendações e não vou desistir delas, mas mesmo assim tem algum veterinário nesta área que eu vivo? "Serrinha-Ba". pois seria uma boa idéia darem uma olhadinha ao vivo, pois a placa "amarelinha" mais próxima da cauda está se elevando e se soltando!!
Att.
Gabriel Sckianta

Voltar para Fórum Tartarugas AVPH