Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Ancestrais do Cavalo

    Já existiram mais de 250 espécies de equinos, desde que essa família de animais surgiu na terra, há cerca de 50 milhões de anos. Supõe-se que o representante mais primitivo desse grupo era o Hyracothetium ou Cavalo primitivo, que era muito menor que os atuais cavalos. Essa linha evolutiva iniciada com o Hyracotherium possui muitas ramificações, mas apenas o Equus, genero do cavalo atual, sobreviveu até hoje.
    À medida que os continentes foram se tornando mais secos e mais frios, as selvas deram lugar às florestas, que por sua vez foram substituídas pelos campos. Não podendo mais se esconder entre as árvores os cavalos que pastavam passaram a ser atacados em campo aberto. Os que conseguiram escapar dos predadores sobreviveram e se reproduziram, transmitindo suas características úteis, tais como as patas longas. e no decorrer de milhões de anos, o terceiro artelho, ou médio, de cada pata, adquiriu tamanho e força, enquanto os outros diminuíram. A unha dos artelhos evoluiu para um casco que envolve o artelho e é bem adaptado para sustentar o cavalo enquanto galopa.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Cavalo da floresta
Cavalo gigante
Cavalo primitivo
Cavalo primitivo de três dedos
Cavalo primitivo de um dedo
Onohippidium
Parahippus
Propalaeotherium
Quagga



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.