Pesquise no Grupo AVPH
loading...


Período Anterior
Cambriano


Próximo Período

Cambriano - AVPH


   Iniciou a 541 milhões de anos atrás e terminou a 485 milhões de anos atrás. É o primeiro período geológico da Era Paleozóica. O nome Cambriano tem origem no latim Câmbria, que era o antigo nome do Norte do País de Gales. Foi definido pelo geólogo inglês Adam Sedwick, em 1835.

   O Período Cambriano subdivide-se nas épocas:

     - Época Terreneuviano: vai de 541 milhões à 521 milhões de anos atrás.

     - Série 2: vai de 521 milhões à 509 milhões de anos atrás.

     - Série 3: vai de 509 milhões à 497 milhões de anos atrás.

     - Época Furongiano: vai de 497 milhões à 485 milhões de anos atrás.
    O Cambriano marca um ponto importante no historia da vida na Terra, é o período de tempo em que a maioria dos grupos principais de animais apareceram no registro do fóssil. Este evento é chamado as vezes de " a explosão cambriana ", por causa do tempo relativamente curto sobre em que esta diversidade de espécies aparece. Hoje sabe-se que os fósseis mais antigos são do vendiano.

    Muito pode acontecer em 40 milhões de anos,que é o comprimento aproximado do período cambriano. Os animais mostraram uma diversificação dramática durante este período da historia da terra. Isto foi chamado" a explosão cambriana ". O maior registro de grupos animais ocorreu durante os estágios Tomotiano e de Atdabaniano do cambriano superior, um período de tempo que pode ter sido tão curto quanto cinco milhões de anos! Os animais encontrados em todo o mundo são os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos, onychophorídeos, esponjas, e priapulídeos.
    A idade de Tomotiana, começou aproximadamente 530 milhão anos, é uma subdivisão do cambriano superior.

    Nomeado por exposições da rocha na Sibéria, o Tomotiano viu a primeira radiação principal dos animais,incluindo a primeira aparência de um grande taxa de animais mineralizados tais como braquiópodes, trilobites, archaeocyatideos, equinodermos.

    Os climas do mundo eram suaves; não havia nenhuma glaciação. A maior parte America do Norte se colocava nas latitudes tropicais e temperadas do sul, que suportaram o crescimento de recifes extensivos do archaeocyathideos de água-rasa no cambriano mais inferior.

Veja na tabela abaixo alguns dos animais que viveram nessa época:

Anomalocaris
Olenoides
Opabinia
Waptia fieldensis



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.