Pesquise no Grupo AVPH
loading...

Brasilotitan

Brasilotitan - AVPH Brasilotitan - AVPH Brasilotitan - AVPH

    O Brasilotitan (Brasilotitan nemophagus) cujo o nome significa "Titan brasileiro" viveu há aproximadamente entre 90 e 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil.

   Pertencia ao grupo dos dinossauros saurópodes titanossaurídeos, que eram herbívoros quadrúpedes de grande porte, entretanto esta espécie é um dos menores representantes desse grupo, podendo chegar a medir cerca de 8 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesar 5 toneladas. Possuíam uma mandíbula de forma quadrada, semelhante a espécie Bonitasaura da argentina.

   Seus restos fósseis foram encontrados em 2000 por William R. Nava, do Museu de Paleontologia de Marília (SP), na formação Adamantina, Rodovia Raposo Tavarez próximo a cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, Brasil. Os estudos foram liderados pela paleontóloga Elaine B. Machado do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo dos S. Avilla, Diogenes de A. Campos e Alexander W. A. Kellner. O estudo foi publicado na revista Zootaxa. O achado consistiu em um dos titanossauros mais completos encontrados no Brasil, contendo parte da mandíbula, partes da pelve, partes de uma pata e vértebras. Uma inovação utilizada nesta descoberta foram os estudos feitos com o auxílio de tomografia que revelaram que esse dinossauro tinha uma sequência de três fileiras dentárias, mostrando que enquanto o primeiro dente estava sendo utilizado e se desgastava, outros dois estavam em formação para substituí-lo.

Dados do Dinossauro:
Nome: Brasilotitan
Nome Científico: Brasilotitan nemophagus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura e 8 de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: †Sauropodomorpha
Infraordem: †Sauropoda
Família: †Titanosauridae
Gênero: †Brasilotitan
Espécie: Brasilotitan nemophagus Machado et al., 2013.

Paleoarte:
- Rodolfo Nogueira

Referências:
- Machado, E.B.; Avilla, L.S.; Nava, W.R.; Campos, D.A.; Kellner, A.W.A.. (2013). "A new titanosaur sauropod from the Late Cretaceous of Brazil". Zootaxa 3701 (3): 301–321. DOI:10.11646/zootaxa.3701.3.1.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.