Pesquise no Grupo AVPH
    Faça uma Doação R$5,00

Borealopelta

Borealopelta - AVPH Borealopelta - AVPH
Borealopelta - AVPH Borealopelta - AVPH Borealopelta - AVPH Borealopelta - AVPH

    O Borealopelta (Borealopelta markmitchelli) cujo nome Borealopelta significa "lagarto fundido" e markmitchelli é em homenagem ao técnico do Museu Royal Tyrell, Mark Mitchell, que foi o responsável por separar o fóssil das rochas durante 5 anos. Essa espécie viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o começo do período Cretáceo em Alberta, no Canada .

    O Borealopelta era um membro de médio porte em sua família, podendo medir até 5,5 metros de comprimento e pesar cerca de 1,3 toneladas. Eles não possuíam as famosas clavas na ponta da cauda, mas possuíam o corpo todo cobertos por espinhos e dois enormes na altura dos ombros.

    Os Anquilossauros formam um grupo de dinossauros herbívoros da ordem Ornithischia caracterizados por possuírem armaduras ósseas corpóreas providas de grossos espinhos, eram quadrúpedes com membros curtos e poderosos, o que lhes auxiliava a manter a parte menos protegida que era a barriga bem próxima do solo (não mais do que 1 metro de altura do solo), isso dificultava serem virados de barriga para cima, expondo essa fraqueza. As armaduras corpóreas eram composta por grandes placas ósseas, que eram complementadas por placas menores e nódulos que preenchiam os espaços vazios entre grandes placas. As duas primeiras fileiras de placas formavam uma espécie de anel em torno do pescoço, protegendo-o fortemente. Os crânios eram fortemente blindados com placas ósseas e espinhos.

    Este grupo de magníficos animais de características únicas surgiu durante o período Jurássico na China, como reação a linhagem evolutiva dos predadores que estavam se tornando maiores e mais violentos, esse método de defesa foi tão eficaz que seus descentes e demais parentes do grupo, persistiram em quase todos os continentes, exceto na África, até o final do período Cretáceo, sendo vencidos apenas pela gigantesca extinção em massa do final do período.

    Seus restos fósseis foram incrivelmente bem preservados, lembrando em muito um processo de mumificação. O espécime em questão morreu e foi arrasto por rios, indo parar no fundo do leito oceânico, afundando de costas para baixo, impregnando seu formato de forma precisa no leito. Após milhões de anos o processo de calcificação transformou seus restos mortais em rochas, preservando seu formato até os dias atuais, quando foi descoberto na mina Suncor Millenium pelo um operador de máquinas Shawn Funk, na cidade canadense de Alberta em 2011. Os restos foram preparados durante 5 anos e estudos pelo pesquisador Caleb M. Brown do Museu de Paleontologia Royal Tyrell e sua equipe D.M. Henderson, J. Vinther, I. Fletcher, A. Sistiaga, J. Herrera e R.E. Summons.

    O fóssil estava tão bem preservado que permitiu aos pesquisadores utilizarem análises químicas dos compostos orgânicos nas escamas do dinossauro para determinar o padrão de pigmentação da espécie, que mostrou que ele tinha a pele de coloração marrom-avermelhada, formando um padrão de camuflagem com o solo. Dentre os restos também estão inclusos seus conteúdos do intestinais preservados, permitindo descobrir o que ele comeu em sua última refeição.

Provável som que ele emitia:

Dados do Dinossauro:
Nome: Borealopelta
Nome Científico: Borealopelta markmitchelli
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 1,3 toneladas
Tamanho: 5,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Ankylosauria
Família: †Nodosauridae
Subfamília: †Nodosaurinae
Gênero: †Borealopelta
Espécie: Borealopelta markmitchelli Brown et al., 2017

Referências:
- Brown, C.M.; Henderson, D.M.; Vinther, J.; Fletcher, I.; Sistiaga, A.; Herrera, J.; Summons, R.E. "An Exceptionally Preserved Three-Dimensional Armored Dinosaur Reveals Insights into Coloration and Cretaceous Predator-Prey Dynamics". Current Biology. doi:10.1016/j.cub.2017.06.071.
- Henderson, Dr Donald (13 May 2013). "A one-in-a-billion dinosaur find".
- "This Is the Best Dinosaur Fossil of Its Kind Ever Found". 12 May 2017.



loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.